PBL? Metodologia ativa? O que é isso e como funciona?
- ReMed
- 8 de out. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2020


Afinal de contas o que é PBL? Bem eu aprendi o que seria o PBL da maneira mais dura! Simplesmente cai de paraquedas na metodologia e tive que me virar pra me enquadrar nela!
PBL significa Project/Problem-Based Learning, que para português virou Aprendizado baseado em problemas. É uma metodologia é focada na prática e busca ativa do aluno para ter o conhecimento. O método é baseado em discussões de casos e formulações de hipóteses e questões que irão nortear toda a busca/pesquisa de conhecimento para ao final ter uma discussão com base teórica e validar ou refutar as hipóteses formadas anteriormente apenas com o conhecimento prévio.
O PBL é uma das ferramentas que compõem a metodologia ativa, que é formada por: PBL, TBL, sala de aula invertida, portfólio, avaliação, leitura previa de artigos para discussões, relação horizontal com o professor/ facilitador e autonomia de estudo.
Agora que já entendemos as definições, vamos entender como é que tudo isso funciona!
Obs.: a dinâmica a baixo é a aplicada na USCS- Bela Vista
Para entender a dinâmica precisamos ter bem claro que uma matéria depende da outra para o entendimento do assunto estudado.
Na USCS temos as seguintes matérias:
· TBL- team based learning
· PMSUS- práticas médicas no SUS
· CORE
· LMF – laboratório de morfofuncional
· LPF – laboratório de práticas funcionais
· UBS/ABP – estágio
· EC – estações clínicas/ habilidades médicas
· NCS – necessidades em cuidado com a saúde
Sim temos muitas sigas! Mas não se assuste, vou explicar como é a dinâmica!

Na segunda feira temos o dia todo a matéria de NCS, geralmente nosso encontro começa as 9h/9h10 até 12h/12h30, ai temos o horário de almoço e retornamos as 14h até as 17h.
Na semana 1: na parte da manhã é definida os grupos de até 12 alunos + facilitador, nos reunimos em uma sala e nos apresentamos, conversamos e definimos os pactos do grupo (regras). Na parte da tarde recebemos uma folha com um caso problema (chamamos de SP), nós primeiramente lemos individualmente e marcamos o que identificamos como problema, em seguida nós lemos em grupo e fazemos uma breve discussão sobre quais são as intencionalidades e se alguém tem conhecimento prévio sobre o assunto (brainstorming), após isso nós começamos a formular hipóteses sobre o porquê de cada problema, nessa parte não nos preocupamos se esta certa ou errada. Com as hipóteses formuladas começas a pensar em questões sobre o assunto, geralmente paramos e lembramos qual é a intencionalidade da SP e depois começamos a fazer as questões. Com as questões feitas podemos ir pra casa.

Na semana 2: na parte da manhã nos reunimos com o nosso pequeno grupo para criarmos um raciocínio em conjunto sobre a resposta de cada questão, visando que tivemos 1 semana inteira para pesquisar sobre o assunto e responder todas as questões. E de tarde segue o mesmo roteiro da semana passada, porem com outro tema.
O papel do facilitador: nós não chamamos de professor, pois da uma verticalizada na relação. O facilitador está presente para encaminhar o grupo, dar sugestões e limites para nós, alunos. Ele nos guia para fazermos questões pertinentes e não ficarmos apenas conversando. Ele explica nossas dúvidas.
Na terça-feira temos as matérias de LPF e LMF (com o mesmo tema de NCS):
Na parte da manhã temos LPF que consiste na parte de experimentos, analises de exames e a pratica de cada exame. Geralmente temos uma introdução teórica do assunto, que sempre esta relacionada com o tema de NCS, e depois fazemos a prática. Normalmente essa matéria tem duração de 2h. Após o almoço temos LMF que estudamos a morfologia, histologia, anatomia, patologia e exames de imagem. Normalmente temos uma introdução teórica de 1h e depois ficamos livres para olhar laminas, sanar dúvidas, olhas as peças anatômicas, ver exames de imagem, etc.
Na quarta-feira temos EC(4h de duração):
Enquanto NCS é focado no paciente, EC é focado no médico. Nós aprendemos como fazer anamnese, o que devemos perguntar e como perguntar, como fazer exames clínicos e interpretar os resultados. Também fazemos simulações com atores profissionais de consultas. A dinâmica é baseada no mês:
1ª e 2ª semana- simulação ( as simulações são feitas em duplas, logo temos um observador e um entrevistador que revezam de posição);
3ª semana- analisamos os prontuários dos pacientes das simulações e criamos hipóteses e fazemos questões(mesma dinâmica de NCS);
4ª semana – nos encontramos e discutimos as respostas e revemos o prontuário para chegarmos a um raciocínio do possível diagnóstico.
Na quinta-feira temos intercalado o estágio na UBS e ABP
UBS: nós vamos a cada 15 dias estagiar e acompanhamos médicos e enfermeiros, colocamos no meio real o que aprendemos;
ABP: criamos um projeto anual para melhorar a UBS em que vamos, ele é feito como uma iniciação cientifica que pode ser publicada.
Na sexta-feira temos TBL, PMSUS e CORE:
Na parte da manhã temos TBL, que vária o horário de início. Nesse nós discutimos sobre o assunto da semana com apresentação de casos, sala de aula invertida, conferencias ou palestras. Na parte da tarde temos 2h de PMSUS e 2h de CORE. Em PMSUS nós estudamos sobre protocolos do MS e WHO, protocolos do SUS, epidemiologia, estatísticas, redes de atenção à saúde, níveis de atenção, etc. Já em CORE temos uma matéria por semestre, como por exemplo: direito em saúde, antropologia, libras, metodologia científica, etc.

No primeiro ano de ingresso no lugar de ABP temos SBE (Saúde Baseada em Evidencias), em que aprendemos a pesquisar em bases de dados confiáveis, analisar de forma crítica artigos, etc.
A semana da metodologia ativa na USCS é assim! Entre os horários de aula temos pequenos horários de janela para podemos estudar e, na maioria das vezes, temos que utilizar o final de semana para estudar... É uma metodologia que exige muito do aluno, pois se não estudarmos não iremos conseguir acompanhar as matérias e nem as discussões, a maioria dos alunos tem matéria atrasada e se conforma que se não tirarmos pelo menos 1 dia da semana para descansar vamos enlouquecer.
Não é nenhum pouco fácil essa metodologia+ medicina, mas temos que dar o melhor!
Comments