1º Encontros de EC, SBE, PMSUS & CORE
- ReMed
- 9 de nov. de 2020
- 5 min de leitura

EC
A turma foi dividida em + ou - 10 alunos por grupo, a aula começou as 8 horas e por ser a primeira aula o facilitador começou fazendo uma atividade que fez o grupo criar afetividade rapidamente, fizemos uma rodada de abraços. Em seguida fizemos um jogo em que cada um tinha que adivinhar 3 características do colega que estava a esquerda e depois a pessoa falava se estava certo e apresentava-se. Após as atividades iniciais foi escolhido o coordenador do grupo - eu me voluntariei - e o facilitador/tutor deu 10min para fazermos a escala para a simulação do mês.
Para fazermos a escala levamos em consideração pessoas tímidas ou extrospectiva , local em que mora e se já eram amigos. Fizemos a mescla de pessoas e dividimos as escalas da seguinte forma:
7h - 8h : H e O
8h - 9h : I e B
9h - 10h : B e R
10h - 11h : Y e G
11h - 12h : F e R
Após um pequeno intervalo fizemos o pacto e assinamos, o pacto consiste em :
Pontualidade
Assiduidade
Intervalo
Respeito
Sem celular e conversas
Bom senso
Mandar a narrativa e levar 11 cópias impressas
Comunicação
Computador apenas na quarta semana do mês
Jaleco no dia da simulação
Com o esclarecimento do pacto passamos para como será escrita as narrativas, que devem ser:
1 página no máximo
Fonte no tamanho 11/12 e espaçamento 1,5
Deve conter o número da simulação, nome do paciente, se foi VD ou VSF e conter a data
Ser detalhista em relação as informações do paciente
Escrever sobre os sintomas, situação econômica, a parte social e emocional
Ao final colocar uma reflexão pessoal
SBE
No SBE nós fomos divididos em grupos de +- 25 alunos e ficamos em uma sala com vários computadores, o facilitador/tutor explicou o que era o SBE e disse que é ligado ao EC. O foco principal do SBE é: achar artigos, reconhecer artigos e avalia-los.
O facilitador perguntou quantas pessoas na sala falavam inglês, ele explicou que era necessário fazer essa pergunta para ele poder moldar a aula para que todos entendessem.
Com o auxilio de slides o tutor falou quais são os objetivos do sbe:
Apresentar os desenhos metodológicos das categorias clínicas
Avaliar criticamente a literatura científica
Entender os conceitos de busca na literatura em saúde
Em seguida ele demostrou verbalmente como nós iriamos trabalhar:
Teoria+ prática
Slides disponibilizados ao final
Laboratório de informática
Avaliação
Presença - Horários

Nos mostrou como vamos aprender a tomar um decisão clínica:
Especificar um problema
Acessar à informação
Avaliar a qualidade da informação
Sintetizar a informação
Resolver o cenário clínico
Explicou o por quê do SBE:
Nosso conteúdo estará mais centrado no "método" de como conduzir a tomada de decisão do que concentrada em um caso clínico
Aprender a forma de resolver o problema, não a solução
Fluentes em pensar e falar BEM
Mostrou a diferença entre o modelo tradicional e o modelo MBE

Mostrou qual é a aplicabilidade deste conhecimentos:
Permitir ao profissional estar continuamente atualizado
Grande volume de pesquisas/publicações
Senso crítico para identificar a boa ciência
Independência profissional diante de apelos da indústria farmacêutica
Avaliação crítica
Após a apresentação do curso o facilitador mostrou um site : wwwbvsalud.org em que nós poderemos fazer pesquisas e em seguida demostrou como era uma das atividades avaliativas, que será através do Kahoot.
PMSUS
Nessa primeira aula o facilitador se apresentou e nós do grupo nos apresentamos também.
Respondemos as questões propostas pelo PMSUS - SFC e depois debatemos sobre o SUS.
PMSUS - SFC
Nos encontramos com as professoras no auditório C da USCS, lá eras introduziram como seria a UBS e passaram os primeiros 2 episódio da série "Unidade Básica de Saúde" e ao fim de casa episódio elas deram espaço para comentários. Já no final elas pediram para nós respondermos 3 perguntas e levar na aula de PMSUS para debater e conhecer as respostas dos outros.
As perguntas foram:
Porque fazer medicina?
Não é questão de salvar vidas, sim ter a empatia para com as pessoas e tentar ajudar ao máximo, seja: receitando remédios, terapias ou dando um abraço e escutando o que elas têm a dizer, e com isso diminuir o sofrimento e especulações pessimistas.
Qual médico você quer se tornar?
Eu quero me tornar uma médica eficiente e útil em todos os lugares que eu for trabalhar, que ser a médica que olha no olho do paciente e sem ele dizer nada saber o que se passa dentro dele, as emoções e aflições , quero ser a médica que consegue mudar, mesmo que minimamente, as pessoas que passam por mim para um lado positivo, quero ser a médico que o paciente sabe que pode contar e ter a confiança plena em mim, a médica que sabe coisas além do sintoma, que enxerga a pessoa que há por de trás da doença ou problema.
O que você espera da UBS?
Eu espero criar vínculos não só com os pacientes , mas também com os funcionários que doam suas de vidas de bom grado para o bem da UBS e com isso poder me espelhar neles e aprender todo o tipo de coisa, vivenciar experiências incríveis, passar por situações que me levem ao extremo do saber, aprender a tomar a atitude certa, criar empatia com todo o estereotipo de pessoas que possam surgir, quero passar pelo choque de realidade para assim poder amadurecer e deixar de enxergar o mundo de maneira romantizada e poder aproveitar todo o tempo que eu passar na UBS ajudando as pessoas e sendo útil de alguma forma.
~~Anotações sobre o debate SUS:

Existe gestões:
Público
Privado
Estatal
Filantrópico ( redução fiscal, e o lucro é revertido à saúde)
Hipócrates
Sistematizou a visão da doença
Primo non nocere ( primeiro não prejudicar/machucar)( regra número 1, reconhecer os limites)
Hobermam - Organon (base da homeopatia)
Galeno
Lei dos contrários ( base da alotropia)
Medicina científica
FILME: The Phisician
CORE - Antropologia
A turma foi dividida em A e K e por ser o primeiro encontro o tutor se apresentou e explicou que o primeiro semestre será constituído da ANTROPOLOGIA , ele falou que o Pacto será constituído de respeito e tolerância. Após alguns alunos se voluntariarem para se apresentar ele propôs que fosse lido o conto Baleia de Vidas Secas e que o grupo problematizasse e dissesse o que mais chama atenção.
No grupo em que eu estava foi levantado:
Visão romantizada da morte
Indiferença da morte
Realidade vivida pelo sertanejo
Visão humana da Baleia
Após a discussão em grupo foi proposto a discussão da sala, começou a ser discutido o valor que o ser humano coloca em pets e objetos, a visão seletiva que cada pessoa tem do mundo em que vive, o fato de se o coletivo quiser mudar algo fica mais fácil que o tentar mudar algo no mundo de forma individual, a responsabilidade ser ou não culpa de todos pelo mundo ter tantos problemas sociais e por fim a reificação.
Com a reificação em pauta, começou a ser discutido o fato de ser um pacto social inconsciente que todos são adeptos e de como a reificação atrapalha nas lutas coletivas( racismo, feminismo,etc) e ao fim discutimos sobre de quem é a responsabilidade de o mundo estar assim, e chagamos a conclusão de que todos colocamos o véu da ignorância e pactuamos com as leis da sociedade e com essa reflexão chagamos a conclusão de que a responsabilidade é de todos.
Comments