LMF: Sistema reprodutor feminino
- ReMed
- 15 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
1ano 1semestre
29 de Março de 2019



Ovários
Recobertos por uma camada de epitélio cuboide simples, epitélio superficial.
Separado em córtex (mais externo) e medula (mais interna), a região medular é formada de tecido conjuntivo frouxo.
Estão localizados na fossa ovárica, são as gônadas das mulheres.
Embaixo do epitélio superficial, há a túnica albugínea (tecido conjuntivo denso)
Os ovários secretam hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).
Células dos folículos maduros secretam estrógenos e o corpo lúteo secretam progesterona e uma menor quantidade de estrógenos.
Os ovários estão presos ao útero por meio de ligamentos
Com relação aos folículos ovarianos, diferenciam-se os folículos primários, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf.
Além do epitélio germinal, o ovário é composto por uma região de tecido conjuntivo, o estroma, que contém uma camada externa denominada córtex, no qual estão inseridos os folículos ovarianos, e uma camada interna chamada medula, com intensa vascularização.
Os folículos ovarianos são a unidade funcional do sistema reprodutor feminino, que é basicamente formado por folículo primário envolto por células foliculares, os quais vão se desenvolver e amadurecer após a puberdade, liberando o óvulo, que poderá ser fecundado por espermatozoide, ou expelido na menstruação caso a fecundação não ocorra.
-Ligamento suspensor do ovário: Segmento do cabo que liga o ovário à parede pélvica, percorrendo esse ligamento estão, a artéria e a veia que irrigam o órgão.
-Ligamento próprio do ovário: Porção do cabo que vai até o útero

-Folículos primordias: tem células foliculares pavimentosas. O folículo ovariano consiste em um ovócito envolvido por uma ou mais camadas de células foliculares, também chamadas células da granulosa. A maioria desses folículos está "em repouso". Os folículos primordiais são formados durante a vida fetal e que nunca sofreram nenhuma transformação. Se localizam na região cortical do ovário, próximos à túnica albugínea.
-Folículos em desenvolvimento: a partir da puberdade, a cada dia um pequeno folículo primordial inicia um processo chamado crescimento folicular, que compreende modificações do ovócito
-Teca folicular: divida em teca interna (circundada de forma organizada) e teca externa, começa a se organizar no folículo primário
-Células da granulosa: são as células da camada granulosa do folículo ovariano, células foliculares = células da granulosa
*As células da teca e as células da granulosa são produtoras de hormônios
-Antro folicular: líquido folicular que começa a se acumular entre as células foliculares. Os pequenos espaços que contêm esse fluído se unem e as células da granulosa gradativamente se reorganizam, formando uma pequena cavidade, o antro folicular.
-Cumulus oophorus: serve de apoio para o ovócito, pequeno espessamento
-Coroa radiada: pequeno grupo de células foliculares que envolvem o ovócito
-Membrana pelúcida: membrana que envolve o ovócito, revestida por células foliculares
-Corpo lúteo: glândula endócrina que secreta progesterona
*Folículo = ovócito + células foliculares
Desenvolvimento folicular:
Folículo primordial (células pavimentosas)
Folículo primário unilaminar (células cúbicas com uma camada - simples)
Folículo primário multilaminar (células cúbicas com mais de uma camada - estratificado)
Folículo secundário (tem coroa radiada e antro folicular)
Folículo de Graaf - folículos maduros (antro folicular grande, ovócito está mas na periferia com cumulus oophorus, quantidade maior de receptores de FSH)
OBS.: Ovócito primário até a fecundação, depois é que é secundário















CICLO OVARIANO


Tubas uterinas
Também denominadas ovidutos ou trompas de Falópio, as tubas uterinas localizam-se lateralmente ao útero, unindo-o ao ovário. Realizam o transporte dos ovócitos secundários dos ovários ao útero e possuem o epitélio de revestimento formado por células ciliadas.
Na extremidade próxima do ovário existe uma série de franjas, denominadas fímbrias, que recolhem o óvulo. Após receber o óvulo, levam-no ao útero através dos movimentos ciliares e de contração peristáltica; além disso, é o local de fecundação.




Útero
O útero é um órgão oco, com a forma de uma pêra invertida e paredes musculares espessas (miométrio). Situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, este órgão do aparelho reprodutor feminino é internamente revestido pelo endométrio, um tecido vascularizado rico em glândulas.
O útero possibilita a passagem dos espermatozoides até as tubas uterinas para a fertilização, além de abrigar o feto durante o seu desenvolvimento. O colo do útero está localizado na parte superior de seu interior.
É formado por três camadas:
-Perimétrio: representado pelo peritônio (externa)
-Miométrio : média, musculatura lisa.
-Endométrio : parte interna do útero.
O perimétrio tem dois folhetos que expandem-se lateralmente para constituir os LIGAMENTOS LARGOS DO ÚTERO que o mantem em sua devida posição.
A MESOSSALPPINGE é parte do ligamento largo e une a tuba uterina ao útero. O útero tem a função de receber embriões que se implantam no endométrio - nidação
Essa musculatura possui uma elevada capacidade para se distender e se contrair.





Vagina
A vagina está situada entre a bexiga urinária e o reto, ligando o colo do útero aos genitais externos.
Trata-se de um espaço tubular fibromuscular, de 8 a 10 cm de comprimento, recoberto com uma mucosa pregueada e de paredes elásticas. Internamente, e de cada lado de sua abertura, apresenta duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin ( vestibulares maiores), responsáveis pela secreção de um muco lubrificante.
A vagina possui a função de permitir a saída do fluxo menstrual, acomodar o pênis durante a relação sexual e formar o canal do parto. A entrada do canal é protegida pelo hímen, uma membrana circular que fecha parcialmente o orifício vulvo-vagina


Vulva

O termo vulva, ou pudendo, refere-se aos órgãos femininos externos. Seus componentes são o monte púbico, os lábios maiores, os lábios menores, o clitóris e o bulbo do vestíbulo.
Monte do Púbis- É uma eminência arredondada em frente à sínfise do pube, é formado por uma coleção de tecido adiposo abaixo do tegumento.
Clitóris- É uma estrutura extremamente sensível, ligada à excitação sexual feminina. Situa-se abaixo da comissura labial anterior
Lábios Maiores- São duas pregas cutâneas longitudinais, proeminentes, que se estendem caudal e dorsalmente desde o monte da pube e formam os limites laterais de uma fissura ou fenda da vulva ou rima do pudendo
Lábios Menores- São duas pequenas pregas situadas entre os grandes lábios
Vestíbulo da vagina- É o espaço entre os pequenos lábios, local onde se situam as glândulas vestibulares, que produzem uma secreção lubrificante;
Comments